CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA (NR 05)

Visa atender ao disposto na NR-5 (portaria nº 8 de 23/02/1999) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

O processo de implantação ou renovação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA compreende:

Comunicação do início do processo ao sindicato da categoria profissional.

Elaboração de editais de convocação para candidatura e eleição.

Preparação de cédulas para votação.

Realização da eleição e apuração.

Elaboração de toda documentação necessária.

Treinamento para membros da CIPA

Visa atender ao disposto no subitem 5.32 da NR-5 (portaria nº 8 de 23/02/1999) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e contempla:

Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados no processo produtivo;

Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;

Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;

Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;

Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;

Princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle dos riscos;

Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Estão inclusos apostilas e certificados de conclusão do treinamento.

CIPA para Designado (Para 1 Funcionário)

Visa atender ao disposto no subitem 5.32.2 da NR-5 (portaria nº 8 de 23/02/1999) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

“As empresas que não se enquadrem no Quadro I, promoverão anualmente treinamento para o designado responsável pelo cumprimento do objetivo desta NR.”

O treinamento para designado da CIPA contempla:

Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados no processo produtivo;

Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;

Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;

Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;

Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;

Princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle dos riscos;

Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Estão inclusos apostilas e certificados de conclusão do treinamento.