Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA (NR 05)
Visa atender ao disposto na NR-5 (portaria nº 8 de 23/02/1999) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
O processo de implantação ou renovação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA compreende:
Comunicação do início do processo ao sindicato da categoria profissional.
Elaboração de editais de convocação para candidatura e eleição.
Preparação de cédulas para votação.
Realização da eleição e apuração.
Elaboração de toda documentação necessária.
Treinamento para membros da CIPA
Visa atender ao disposto no subitem 5.32 da NR-5 (portaria nº 8 de 23/02/1999) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e contempla:
Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados no processo produtivo;
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
Princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle dos riscos;
Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
Estão inclusos apostilas e certificados de conclusão do treinamento.
CIPA para Designado (Para 1 Funcionário)
Visa atender ao disposto no subitem 5.32.2 da NR-5 (portaria nº 8 de 23/02/1999) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
“As empresas que não se enquadrem no Quadro I, promoverão anualmente treinamento para o designado responsável pelo cumprimento do objetivo desta NR.”
O treinamento para designado da CIPA contempla:
Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados no processo produtivo;
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
Princípios gerais de higiene do trabalho e medidas de controle dos riscos;
Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
Estão inclusos apostilas e certificados de conclusão do treinamento.