PCA – Programa de Conservação Auditiva
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) ou Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA), refere-se a um conjunto de ações que tem por objetivo minimizar os riscos auditivos, evitando assim o desencadeamento e/ou agravamento da perda auditiva relacionada ao trabalho.
Reconhecer e Avaliar a situação da empresa
- Conhecer a rotina de trabalho
- Identificar os riscos que possam afetar a audição
- Conhecer a saúde auditiva individual (estudo dos prontuários)
Medidas de Proteção Coletiva
- Trabalhar com a equipe envolvida
- Controle da emissão na fonte
Medidas de Proteção Individual
- Seleção, indicação e adaptação de equipamento de proteção individual adequado aos riscos
- Conscientização da necessidade e acompanhamento do uso
Gerenciamento Audiométrico
- Padronização dos procedimentos
- Acompanhamento da Saúde Auditiva dos Trabalhadores
- Realização de avaliações audiométricas ocupacionais, anualmente para funcionários com resultados normais e semestralmente para funcionários com resultados alterados
- Informar ao médico responsável o desencadeamento de perdas auditivas ou agravamento das já existentes
Controle do Programa
- Registro das informações e sistematização dos dados obtidos nas etapas anteriores
- Avaliar a eficácia do programa a partir dos resultados dos exames audiométricos individualmente e por setor.